terça-feira, 9 de abril de 2013

A escravidão não acabou



A escravidão não acabou:

Em meio a selvas de pedra e nos rincões do Brasil a escravidão se adaptou, organizou e legalizou... 
Sem contar com um costume muito cruel que aconteceu após a abolição da escravatura: 
Sabendo que não podiam mais comprar escravos, iniciou-se uma prática que até hoje não foi abolida e eu conheço pessoas que viveram essa prática bem aqui pertinho de mim! 
Trata-se da adoção de "filhos” escravos, o casal adota o filho ou filha e faz dele um serviçal, os tratamentos em relação aos filhos legítimos são totalmente diferenciados... 
A outra prática muito comum é a chamada pegar para criar, onde a criança cresce cuidando de tudo e de todos, vive como escrevo e sem direito algum que garanta o seu futuro e, o pior é que na maioria das vezes aquela criança nunca estuda, pois a lida é dura e sem tempo para si mesmo ele segue a vida cativa... 
Um exemplo é o de uma mulher que eu conheço e que tem apenas 57 anos e viveu assim desde a infância e nem podia comer nada que tinha na casa e só os filhos legítimos tinham esse direito, ela só comia o que davam a ela e quando davam... Você está admirado? 
Isso é uma prática muito grande ainda no Brasil, a escravidão não acabou! 
O pior é que na maioria dos casos as adoções são de pessoas negras! 
Fiquem atentos, pois, eu creio que será uma saída para os "senhores" dos escravos legais se adaptarem as novas leis de empregados domésticos no país. Paulo Franco.

Um comentário:

  1. Não tenho palavras para dizer que além do que sua postagem é excelente.
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir

LEITURA

LEITURA

 
Real Time Web Analytics