domingo, 27 de março de 2022

Reflexão Etimológica

Reflexão Etimológica Na minha infância tive muito prazer e alegria em descobrir a palavra GORJETA. Meu pai tinha uma fábrica de calsados, o país passava uma crise financeira e, Para complicar, meu pai ficou doente… Com nove anos de idade, arregacei as mangas e fui a luta; me inscrevi para entregar Jornais e Revistas na Agência Itacolomi… Alguns clientes tinham assinatura fixa, mas eu levava outras revistas que poderia Vender… Foi desta forma que conheci a agradável palavra gorjeta… Recebi gorjeta de donos de construtoras… Recebi gorjeta de Juízes… Recebi gorjeta de Políticos... Recebi gorjeta de Promotores, madames e ainda de diversos empresários… A palavra para mim era símbolo de amor, do tanto que soava bem aos meus ouvidos. Segundo o Dicionário Etimológico a origem da palavra gorjeta é: “Vem de gorja, sinônimo desusado de garganta, de onde proveio também o gorjeio dos pássaros. A gorjeta era uma pequena quantia que se dava a quem tivesse realizado trabalho extenuante e cansativo, a fim de que ele comprasse uma bebida para molhar a garganta. Embora hoje a gorjeta tenha perdido essa destinação líquida, percebe-se ainda um vestígio desse antigo hábito em expressões do tipo "para um cafezinho", "para uma cervejinha", que pronunciamos sem pensar quando gratificamos alguém. Não é por acaso que gorjeta, em francês, é pourboire, literalmente "para beber".” Liguei para um amigo sábio e pedi uma explicação: Segundo ele, a palavra que expressava gentileza e gratidão, tomou outra proporção… Hoje mais conhecida por corrupção. Antes de fechar negociação, o negociador pede a gorjeta… Já no barzinho, se o cliente quer receber gentilezas, ele já dá a gorjeta assim que entra. A quantas vai a palavra amor, gentileza, gratidão e honradeza? Sinto até medo de me analisarem e em meu próprio texto ser transformado em uma delação. Seria processado por receber Gorjetas (Que virou propina.) de Juízes, Promotores e Empresários… O poste está mijando no cachorro. A besta se emergiu do mar para arrebatar os de bom coração. Paulo Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITURA

LEITURA

 
Real Time Web Analytics