domingo, 8 de outubro de 2017

Tecnologia cognitiva



Tecnologia cognitiva

Disse o poeta: “Você pode até descobrir tudo que eu sei, mas jamais conhecerá a minha capacidade de aprender!”
Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição).
A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.


O epistemólogo, psicólogo e pensador suíço Jean Piaget escreveu mais de 50 livros e centenas de artigos sempre focados na capacidade de um ser humano aprender a aprender.
Quando falamos em Tecnologia Cognitiva você pode retrucar e me dizer: Mas Jean Piaget teve o seu apogeu em meados de 1954!
Piaget também teve um considerável impacto no campo da ciência da computação.
Seymour Papert usou o trabalho de Piaget como fundamentação ao desenvolver a linguagem de programação Logo.
Alan Kay usou as teorias de Piaget como base para o sistema conceitual de programação Dynabook, que foi inicialmente discutido em Xerox PARC.
Estas discussões levaram ao desenvolvimento do protótipo Alto, que explorou pela primeira vez os elementos do GUI, ou Interface Gráfica do Usuário, e influenciou a criação de interfaces de usuário a partir dos anos 1980.
Sendo assim não é exagero afirmar que, em pouco tempo, a tecnologia prescritiva e cognitiva irão modificar positiva e radicalmente a forma de gerir projetos e negócios.
Já escutei pessoas dizendo: Não tenho mais nada pra aprender, já passei da idade e o pior é que na maioria das vezes alguns dizem que já terminou a faculdade e agora não quer saber de mais nada.
O Poeta e escritor Paulo Franco disse em seu Livro, Você tem que construir:
“A sua mente não pode parar nunca e não existe quem consegue parar a mente, o que acontece é que ela vai passar rápido por um período de estagnação descendendo com o destino da regressão mental se você não for ativo.”
Pode-se definir cognição como a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, sendo um amplo leque de processos mentais.
A psicologia cognitiva estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento.
Existem técnicas de aprendizado para cada tipo de temperamento ou comportamento.
Gardner na sua teoria propõe que todos os indivíduos, em princípio, têm a habilidade de questionar e procurar respostas usando todas as inteligências.
Todos os indivíduos possuem, como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências.
 A linha de desenvolvimento de cada inteligência, no entanto, será determinada tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por condições ambientais.
Ele propõe, ainda, que cada uma destas inteligências tem sua forma própria de pensamento, ou de processamento de informações, além de seu sistema simbólico.
Estes sistemas simbólicos estabelecem o contato entre os aspectos básicos da cognição e a variedade de papéis e funções culturais.
Então, muitos estudos psicológicos, pesquisas, laboratório e ensaios foram desenvolvidos ao longo dos anos para conhecer a melhor forma de aprender e como ensinar...

A Tecnologia Cognitiva hoje está em foco para ajudar você e as empresas a crescerem, acredito que posso chama-la de uma ferramenta poderosa que vem com tudo para revolucionar.                                Paulo Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITURA

LEITURA

 
Real Time Web Analytics